(11) 5660-8302 / (11) 97122-8988 contato@merff.com.br

 

4 Segredos para um restaurante de sucesso

 

Todo mundo que quer ter um negócio lucrativo na área alimentícia deseja saber quais são os segredos para restaurante de sucesso.

Conhecendo esses segredos, você poderá colocá-los em prática no seu restaurante para que ele possa começar a atrair mais clientes e, consequentemente, possa vir a gerar mais lucro.

O objetivo desse artigo é justamente mostrar a você quais são esses segredos e será possível perceber como eles são muito mais fáceis de serem implementados do que se pode imaginar.

Quer saber tudo sobre o assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

 

 

1- Prepare bem o ambiente do restaurante

 

Sem nenhuma dúvida, um dos maiores segredos para restaurante de sucesso é o ambiente, que fará muita diferença na experiência do cliente.

Você deve procurar deixar o ambiente do seu restaurante acolhedor e atrativo para o cliente, pois mais do que uma boa refeição, ele está buscando por uma ótima experiência.

O ambiente do seu restaurante deve sempre focar, portanto, no tipo de experiência que se deseja oferecer e, ao mesmo tempo, deve refletir bem a sua marca.

Uma decoração de sucesso de um ambiente sempre está nos detalhes, que são tão importantes quanto aquilo que é notável, como é o caso dos arranjos de mesa e dos quadros.

Você deve ficar atento aos talheres que são usados pelos clientes, nos guardanapos que serão colocados na mesa e até mesmo aos cardápios.

Outro ponto importante de uma boa preparação de ambiente é o clima que você irá preparar, como colocar música ambiente ou música ao vivo, climatizar o local, entre outros fatores.

As cadeiras e as mesas do restaurante deverão ser confortáveis, a música jamais deverá estar muito alta ou muito baixa, é preciso que haja um espaço adequado entre as mesas para que a equipe e os clientes possam circular livremente.

Quando você passa a atentar-se a tudo isso e percebe como o visual influencia bastante em um restaurante, então ficará muito mais fácil obter o sucesso esperado.

 

2- Foco em um bom cardápio

 

Outro ponto muito importante em termos de segredo para restaurante de sucesso é manter o foco em um bom cardápio.

Servir comidas de qualidade é algo extremamente essencial para qualquer restaurante, mas há outros detalhes que devem ser considerados, como o cardápio.

Evite estar trabalhando em seu restaurante com um cardápio que seja muito grande ou ainda que tenha itens que não combinem em nada com a proposta do seu negócio.

Por exemplo, servir pizza ou sanduíches gourmetizados em um restaurante de comida árabe é algo que não combina, descaracteriza o seu negócio e ainda causa confusão para os clientes.

Um cardápio muito extenso também faz com que diversos pratos diferentes sejam pedidos pelos clientes, o que causa um aumento no tempo de espera e de preparação de cada refeição.

Quando você trabalha com um número de pratos mais reduzido, então facilita a escolha pelos clientes e o trabalho da sua equipe, que poderá preparar várias refeições de uma só vez e sempre com perfeição.

Outro ponto importante de se falar é que você deve procurar elaborar um cardápio que seja mais limpo e organizado, o que também facilita para o cliente conseguir escolher o prato.

A seguir, veja alguns pontos a mais que são importantes a respeito desse segredo para um restaurante de sucesso:

 

  • Sempre opte pelos pratos que estejam adequados à proposta do seu restaurante e que a equipe já domine
  • Quando um determinado item do cardápio não estiver disponível no dia, o cliente já deve ser comunicado na hora que receber o menu
  • Evite uma variedade muito grande de pratos no cardápio
  • Treine bem sua equipe para que ela possa tirar as dúvidas dos clientes e fazer algumas sugestões para os clientes mais indecisos

 

3- Sempre invista na presença online do seu restaurante

 

Algo que muitas pessoas ainda parecem não atentar-se, mas que é um importante segredo para restaurante de sucesso, é a respeito da presença online do negócio.

Hoje em dia, as pessoas fazem muitas pesquisas na internet para definir um restaurante para comer e isso pode fazer toda a diferença para que o seu estabelecimento receba mais ou menos clientes.

Se você não estiver na internet, com um site, redes sociais ou ainda uma conta no Google Meu Negócio, então vai ser difícil conseguir atrair mais clientes para seu restaurante.

Uma dica é fazer o investimento na criação de perfis nas principais redes sociais onde o seu público-alvo se encontra, de modo que seja possível ser encontrado por ele, que se possa interagir com essas pessoas e gerar maior engajamento.

Tudo isso vai ser muito importante para que você possa vir a tornar o seu restaurante realmente reconhecido no mundo online, o que vai ajudar a trazer mais clientes até ele.

 

4- Faça uso da tecnologia para gerar pontos para seu restaurante

Engana-se aqueles donos ou gestores de restaurante que não fazem uso da tecnologia a favor dos negócios que administram.

Um dos maiores segredos para restaurante de sucesso é usar a tecnologia para que seja possível oferecer uma experiência aos clientes que seja muito mais positiva.

Por exemplo, hoje em dia anotar os pedidos em um bloco de papel é algo ultrapassado, e que pode vir a ocasionar muitos erros na hora da preparação e entrega dos pratos.

A tecnologia é capaz de trazer resultados muito melhores quando você a coloca para que se possa fazer uma gestão melhor do restaurante como um todo.

Pedidos automatizados vão direto para o sistema, o que permite que na hora do pagamento o cliente e o garçom possam ter total controle e saber exatamente o que foi pedido em cada mesa.

Os sistemas de atendimento fazem uma enorme diferença hoje e é por isso que cada vez mais restaurantes realizam a implantação deles.

Para que você não fique para trás no mercado e perca espaço para a concorrência, esse é um fator que deve ser revisto e aplicado logo no seu restaurante.