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Conseguir atrair mais clientes para o restaurante é o desejo de qualquer dono ou gestor desse tipo de estabelecimento, disso não há dúvidas.

O grande problema é que a maior parte não faz a mínima ideia de como isso é possível, e acaba não conseguindo aumentar a sua clientela.

Foi pensando nisso que nós resolvemos trazer esse para mostrar a você algumas das melhores dicas para conseguir atrair mais clientes para seu estabelecimento.

Quer saber tudo sobre o assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

 

1- Promova um atendimento personalizado

A melhor forma de você conseguir atrair mais clientes para o seu negócio é focando na promoção de um atendimento personalizado.

O atendimento conta muito para os clientes, tanto quanto a boa comida que é servida em um restaurante, e é por isso que você jamais deve desprezar esse fator.

Você deve preparar bem a equipe do seu restaurante para que ela consiga vender mais e atender melhor os clientes, o que irá gerar a atração de mais pessoas até o local.

Uma dica é sempre valorizar os profissionais, ainda mais aqueles que estão na linha de frente do atendimento dos clientes, como é o caso dos garçons e das garçonetes.

Tenha sempre em mente que os profissionais que são valorizados tendem a ter uma maior pró-atividade e a serem bem mais criativos, além de dispostos para conseguirem encontrar soluções para problemas que surjam.

Algumas formas de conseguir motivar mais a sua equipe para conseguir gerar um melhor atendimento personalizado são:

 

  • Elabore treinamentos periódicos para a sua equipe
  • Reconheça seus colaboradores por meio de premiações, como os bônus
  • Valorize os garçons e as garçonetes, pois eles são o elo principal entre o seu restaurante e o seu cliente. 

 

2- Crie um ambiente muito agradável no seu restaurante

 Além do atendimento, outro ponto de extrema importância que costuma atrair muitos clientes é o ambiente do restaurante.

As pessoas vão até um local desse tipo para consumir uma refeição e ter uma ótima experiência em um ambiente que seja agradável.

Por melhor que seja a sua comida, se o ambiente do restaurante é um caos, com muito barulho, sujeira e uma péssima decoração, saiba que isso vai afastar ao invés de atrair mais clientes.

Há muitos recursos que você pode usar para que seja possível criar um ambiente bem mais agradável, como:

 

  • A decoração do local (quadros, jarros, toalha de mesa, aquários, etc.)
  • As cores do local (a pintura das paredes)
  • A iluminação do restaurante
  • Os móveis do restaurante

 

Criar um ambiente agradável não significa que você deve juntar o máximo possível desses recursos, pelo contrário, às vezes uma decoração minimalista pode ser a melhor opção.

O objetivo deve sempre gerar um aspecto visual melhor ao ambiente do seu restaurante, que traga uma experiência única ao cliente e seja acolhedor para ele.

Outros pontos importantes a respeito do ambiente é promover sempre a limpeza constante e deixar o local bem climatizado ou bem ventilado, para que o cliente possa realmente sentir o conforto na hora da refeição que está fazendo.

 

3- Crie promoções para os clientes

 

Não há como negar: as pessoas adoram promoções e essa é uma excelente forma de conseguir atrair mais clientes para o seu restaurante.

Existem diversas promoções sazonais que você pode criar, como aqueles do dia das mães e dia dos pais, dia dos namorados, ou ainda nos dias festivos de comidas, como o dia da pizza e o do hambúrguer.

Todas essas estratégias vão fazer com que você consiga atrair mais clientes até o seu restaurante, que desejarão aproveitar uma boa comida pagando menos pelo serviço.

O foco principal quando você fazer esse tipo de promoção é promover a geração de buzz e conseguir criar um relacionamento com os clientes.

Há alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração no momento de planejar promoções, que são:

 

  • As suas promoções devem sempre ter constância, por isso é essencial ter um calendário com todas as promoções
  • É preciso ter um maior cuidado com a divulgação da promoção e acertar exatamente o timing para fazê-la, vista que há promoções que são sazonais, evitando assim perder tempo e dinheiro

 

4- Investir nas redes sociais de geolocalização é importante

 

Quando falamos em redes sociais, logo a maior parte das pessoas acredita que estamos nos referindo às tradicionais, como o Instagram e o Facebook, por exemplo.

Entretanto, há algumas outras redes sociais que são muito importantes para atrair mais clientes para o restaurante, como é o caso daquelas de geolocalização e avaliações.

E quais redes sociais são essas? Podem ser citadas o Google Maps, o Yelp, o TripAdvisor e o Kekanto, por exemplo.

Essas redes sociais são especializadas nas avaliações realizadas pelos clientes de um restaurante, e também pela geolocalização dos mesmos.

Sempre esteja estimulando os seus clientes a fazerem comentários positivos nessas redes sociais, caso eles tenham gostado do atendimento, do local e da comida.

Aqueles restaurantes que possuem mais e melhores avaliações conseguem ganhar mais seguidores, o que faz com que seja possível gerar mais clientes.

Lembre-se que os turistas costumam acessar esses sites para que possam conhecer os melhores locais para comer em uma cidade, então essa é sim uma forma de atrair mais clientes de maneira eficaz para seu estabelecimento.

 

5- Crie programas de fidelização

 

Os programas de fidelidade sempre são bem vistos pelos clientes e é por isso mesmo que você deve apostar neles para conseguir atrair mais pessoas até seu estabelecimento.

Esses programas ajudam a trazer mais visitas para o restaurante e levam as pessoas a retornarem ao local, pois elas percebem possibilidades de retornos positivos, sentindo-se motivadas a tornarem-se clientes.

Existem diversos programas de fidelidade entre os quais você pode desenvolver para conseguir fidelizar seus clientes e fazer com que eles voltem sempre ao restaurante.

É o caso, por exemplo, de dar um cartão de fidelidade a eles e selos sempre que forem ao restaurante, e ao completar todo o cartão, é dado um brinde, como é o caso de um prato grátis.

Quanto mais você avaliar e for criativo, maiores são as chances de conseguir atrair mais clientes para o estabelecimento.