(11) 5660-8302 / (11) 97122-8988 contato@merff.com.br

Há muitas pessoas que desejam montar um buffet self service, mas que não sabem como é possível fazer isso, o que pode colocar em risco o sonho delas.

Conhecer as dicas mais importantes na montagem de um buffet desse tipo é essencial para garantir que o resultado sairá de acordo com o esperado.

Pensando nisso, esse artigo tem o intuito de dar a você algumas dicas para montar um buffet self service de qualidade e que irá ter sucesso.

Quer saber tudo sobre o assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

 

1- Faça uma ampla pesquisa de mercado

 

O seu desejo de montar um buffet self service jamais deve passar por cima do bom planejamento, sob o risco de colocar sua ideia de negócio em risco.

Assim, a primeira dica para montar o seu buffet é fazer uma ampla pesquisa de mercado, para entendê-lo melhor e o que ele espera, e forma que seja possível realizar um investimento mais assertivo.

Quando você conhece o mercado, então sabe quais são as necessidades que ele possui e poderá então atuar de uma forma bem mais específica, conseguindo atender melhor um público determinado.

Na sua pesquisa, você deve incluir questionamentos muito importantes para encontrar a localização considerada ideal para o seu negócio:

 

  • Saiba como é a concorrência na região
  • Entenda quais são as principais preferências do público
  • Compreenda se há possíveis barreiras ou preconceitos para abrir um self service naquele local

 

Com todas essas informações em mãos, então vai ficar muito mais fácil que você consiga montar um buffet self service que atenda exatamente o público da região.

 

2- Faça uma avaliação do investimento inicial

 

Um erro comum na falta de planejamento para montar um buffet self service diz respeito à não avaliação do investimento inicial necessário para começar seu negócio.

A falta dessa avaliação pode acabar colocando você em uma situação muito negativa, como planejar-se para gastar um determinado valor e descobrir que o investimento inicial é muito maior.

Assim, fica muito claro como a falta de planejamento pode colocar em risco o seu negócio e fazer com que você acabe tendo que desistir do seu sonho, o que é péssimo.

A dica é então você projetar quanto irá necessitar investir no seu negócio de buffet self service, incluindo o capital de giro que precisará ter e diversos outros detalhes para impedir o surgimento de despesas que não eram esperadas.

 

3- Faça o planejamento da estrutura do buffet

 

A estrutura do buffet self service conta muito para o sucesso do seu negócio, afinal o ambiente é algo importante para que os clientes possam sentir-se atraídos e venham a escolher o seu estabelecimento.

Você deve montar uma estrutura que esteja de acordo com o tamanho do negócio que pretende montar, ou seja, se é um self service grande ou pequeno.

A estrutura vai contar muito nessa questão, porque se você montar um self service com uma enorme demanda de clientes e um espaço pequeno, isso vai gerar problemas para seu negócio.

Muitos clientes não irão voltar ao seu buffet simplesmente porque não conseguem sentir-se confortáveis com o aperto no local para fazer as refeições desejadas.

Além disso, ainda há outros pontos da estrutura a serem analisados, como a cor das paredes, que deve gerar maior aconchego e ser agradável, as mesas e as cadeiras que devem ser confortáveis e um bom balcão para atendimento.

Ainda há outros pontos importantes para montar uma boa estrutura do seu buffet, como uma impressora, uma balança para pesar os pratos, geladeiras e freezers para armazenar os produtos, processadores de alimentos, e outros.

Isso significa que você precisa pensar em tudo o que precisará compor a estrutura do seu buffet self service e onde cada coisa irá ficar para montar um ambiente agradável aos clientes.

 

4- Faça a compra dos equipamentos que são necessários

 

Para que você possa montar um buffet self service, torna-se extremamente importante comprar diversos utensílios e móveis, como mesas, cadeiras, talheres, pratos e todos os equipamentos da cozinha.

A dica é que você preze por produtos que tenham um ótimo custo-benefício, ou seja, que sejam acessíveis quanto ao preço e que tenham qualidade.

Nem sempre optar pelo que é mais barato vale a pena, pois você pode acabar adquirindo produtos de baixa qualidade e será necessário comprá-los novamente, o que vai gerar ainda mais gastos.

O melhor é que você procure garantir qualidade e durabilidade no momento de comprar utensílios, móveis e equipamentos, para que eles possam ser usados durante muito tempo sem apresentarem problemas.

 

5- Monte cardápio do seu buffet

 

O cardápio do buffet self service fará uma grande diferença para o sucesso ou não do seu negócio, por isso é importante montá-lo bem, fazendo a oferta mais variada que seja possível.

Apenas dessa forma você consegue atrair e fidelizar um público maior, pois com mais variedade de alimentos, mais pessoas diversas virão até seu estabelecimento.

Você deve sempre apostar em acompanhamentos variados, de acordo com o dia da semana, nas saladas cruas e cozidas, e em algumas opções de proteína/carne, que também podem variar ao longo da semana.

Fazer essas modificações no cardápio, inclusive, serve para que você possa avaliar quais são aquelas preparações que fazem mais sucesso com seus clientes e aquelas que não costumam ter muita adesão, para que possam ser excluídas.

O importante é que você, pelo menos inicialmente enquanto descobre realmente as preferências do seu público, foque em oferecer preparações diversificadas quando inicia um self service do zero.

Uma dica que é muito utilizada por pessoas que estão abrindo o próprio self service é buscar conhecer aqueles outros que estão espalhados pela cidade ou mesmo por regiões próximas.

Isso vai permitir que você tenha uma maior noção daquilo que é servido em estabelecimentos desse tipo, garantindo assim que vai ser possível colocar pratos que alcancem uma maior adesão por parte dos clientes do seu buffet.