(11) 5660-8302 / (11) 97122-8988 contato@merff.com.br

 

5 Passos para montar um restaurante de sucesso

 

Aprender a montar um restaurante de sucesso é o objetivo de qualquer pessoa que quer ter um negócio lucrativo e que ama a área da cozinha.

Esse é um setor da economia que está sempre em crescimento e que consegue, muitas vezes, se sair bem em meio às crises, reinventando-se, como no caso dos deliverys.

Mas o que é preciso para se conseguir montar um restaurante que obtenha sucesso no mercado?

Isso é o que nós iremos lhe mostrar, a partir de agora, com alguns passos incríveis para se alcançar o sucesso com o seu restaurante.

Vamos lá!

 

1- Faça um bom planejamento do seu negócio

 

Não há como negar: o primeiro e mais importante passo para montar um restaurante de sucesso é fazer um bom planejamento dele.

Apenas dessa forma é que você poderá planejar e alavancar o seu negócio na área alimentícia, e em um mercado tão competitivo, o planejamento é tudo.

Se você pensa que dá para iniciar um restaurante sem fazer um bom planejamento e que isso irá levá-lo ao sucesso, sabendo que há muitos concorrentes mais bem preparados no mercado, então está muito enganado.

Planejar o seu negócio deve envolver ele por completo, indo dos planos de gestão até o plano de marketing, passando pela questão da gestão operacional e gestão financeira, além de análise da concorrência.

Com todas essas informações, você então poderá montar um bom plano de negócios que irá direcioná-lo bem na criação e no desenvolvimento do seu restaurante, ajudando inclusive a tomar decisões melhores futuramente.

 

2- Procure conhecer bem o seu público

 

Um dos pontos mais importantes para o sucesso de qualquer restaurante é definir e conhecer bem o público-alvo com o qual irá trabalhar.

Não adiantará nada você simplesmente começar a produzir o que vai oferecer aos seus clientes sem saber quem eles são e do que eles gostam.

Esqueça a ideia de que os pratos que você oferece em seu restaurante encaixam-se bem a todos os gostos e às expectativas de todas as pessoas, independente de classe social ou faixa etária.

É necessário que você defina quem são aquelas pessoas que vão ao seu restaurante, quais são os gostos delas e o que elas esperam ao chegar até o seu estabelecimento.

Com essas informações em mãos, você então poderá saber quais são os melhores pratos, preços e até mesmo o tipo de atendimento que seu restaurante deve ter para agradar a essas pessoas e fidelizar os clientes.

Definir o público-alvo também é importante para que você possa estruturar e direcionar as campanhas de marketing de maneira mais assertiva.

Essas campanhas direcionadas irão alcançar o público final de forma mais eficiente, garantindo que os seus potenciais clientes irão sentir-se atraídos para irem até o seu restaurante.

É essencial também que você tenha em mente tudo o que ocorre ao redor do seu restaurante, na vizinhança dele, pois o ambiente no qual seu estabelecimento está inserido e o tipo de clientes que vai até ele poderão sim mudar.

E essa mudança acontece de maneira drástica, dentro de um curto espaço de tempo, então se você não estiver preparado, pode acabar ficando para trás da concorrência.

 

3- Prepare bem o ambiente do restaurante

 

O próximo passo para montar o restaurante de sucesso é preparar bem o ambiente dele, o que significa atentar-se também ao layout do estabelecimento.

A preparação deve passar pela análise da pintura das paredes, da decoração e até mesmo de como as mesas ficarão dispostas no salão.

Tudo deverá estar em perfeita harmonia, o que é possível quando se pensa e se planeja o ambiente do restaurante para conseguir atender melhor ao seu público.

Você deve sempre procurar por um equilíbrio, evitando assim que o ambiente acabe ficando muito aquém ou muito além das expectativas e das necessidades que seu público possui.

É importante você ter em mente que o ambiente do restaurante também conta muito para os clientes, e é importante que o mesmo proporcione uma experiência única e totalmente acolhedora para eles.

O objetivo deve ser sempre fazer com que o seu cliente sinta-se à vontade e confortável, como se realmente estivesse em casa, levando-o a sentir o desejo de posteriormente voltar e fazer a indicação do seu restaurante também.

 

4- Monte e treine muito bem a sua equipe

 

A equipe de colaboradores do seu restaurante terá uma participação importantíssima no sucesso que o seu negócio vai obter.

Engana-se quem acredita que é possível montar um restaurante e de sucesso, com comida e atendimento de qualidade sozinho, pois será necessária a participação de outras pessoas, como cozinheiros e garços.

Assim, você deve focar na gestão estratégica de pessoas para que seja possível montar uma ótima equipe de trabalho, mas que também seja constantemente treinada para sempre estar melhorando e atualizando-se.

É importante que você invista no desenvolvimento da sua equipe e consiga alinhá-la de acordo com os objetivos do seu restaurante, mantendo-os constantemente motivados.

O treinamento contínuo é algo imprescindível para o sucesso da sua equipe e do seu restaurante, pois você consiga incentivar e entusiasmar seus colaboradores quando eles aprendem algo novo que os fazem melhorar o trabalho.

Isso faz com que ele acabe influenciando positivamente e de forma direta o trabalho realizado, seja a preparando as refeições ou atendendo bem os clientes.

É importante também que você sempre esteja atento e disposto para ouvir o que os seus funcionários têm a dizer, pois eles podem enxergar coisas que podem passar despercebidas aos seus olhos e que ajudarão muito seu restaurante.

 

5- Atenção aos cuidados com a segurança e com a higiene

 

Por último, como não poderia deixar de ser, esse é um passo crucial para um restaurante de sucesso, mas que muitos donos e gestores parecem não se atentar.

A segurança dos funcionários e a higienização, tanto do estoque quanto no momento da manipulação dos alimentos, é sempre algo muito importante.

É necessário estar atento ao Manual de Boas Práticas e sempre estar adequado com as exigências da ANVISA.

Você precisa saber quais são aquelas atividades que podem trazer riscos ao funcionário, tais como a manipulação de facas ou o uso de óleo para fritar.

Deve-se sempre entregar equipamentos de proteção e realizar treinamentos que reforcem a importância das medidas de segurança para os funcionários.

Uma outra dica é colocar cartazes explicativos para estar diariamente relembrando a eles sobre esse assunto.

Os treinamentos também devem focar na higienização e na segurança ao manipular alimentos, evitando as intoxicações que podem ser ocasionadas pela ingestão de alimentos infectados.

Tudo isso é importante para garantir a segurança dos funcionários, dos seus clientes e manter o nome do seu restaurante sem enfrentar problemas com qualquer tipo de episódio relacionado a essas questões.

 Curtiu? Deixe seu comentário abaixo