Como Aumentar as Vendas do seu Self Service
APRENDA A EVITAR OS MAIORES ERROS EM SEU BUFFET SELF SERVICE
fabio.almeida@upnetdigital.com.br | nov 2, 2022 | Uncategorized
Todo dono de restaurante self service deseja conseguir aumentar as vendas e, consequentemente, o faturamento do seu estabelecimento.
Entretanto, a maioria não faz nenhuma ideia de como isso é possível, o que coloca em risco então essa busca pelo aumento dos lucros do seu restaurante.
Pensando nisso, nós resolvemos trazer aqui esse artigo mostrando como conseguir aumentar as vendas do seu self service de maneira eficaz.
Acompanhe o texto até o final para saber tudo a respeito do assunto.
Vamos lá!
TENHA UM CARDÁPIO DIFERENCIADO
A primeira forma pela qual você pode conseguir aumentar as vendas do seu self service é oferecer ao cliente um cardápio que seja diferenciado.
Isso porque ninguém deseja comer a mesma coisa dia após dia, então você precisa encontrar uma forma de estar agradando aos seus clientes e, assim, conseguir fidelizá-lo.
Portanto, nada mais importante do que você planejar para poder criar opções diversas a oferecer no seu buffet todos os dias, conseguindo então conquistar seus clientes.
Uma dica é estar criando um cardápio específico voltado para cada um dos dias da semana, mantendo apenas o feijão e o arroz, que são clássicos da alimentação do brasileiro.
Você pode, em um dia, oferecer alguns legumes cozidos, e no dia seguinte trocar esses alimentos, conseguindo então trazer o máximo de diversidade para a alimentação dos clientes.
Além disso, você ainda deve ter em mente que é preciso usar uma matéria-prima que seja de alta qualidade e que esteja sempre fresca, pois faz uma diferença enorme no sabor da sua comida.
DIVERSIFIQUE AS MANEIRAS DE PAGAMENTO
Uma outra forma de conseguir aumentar as vendas do seu self service é por meio da diversificação nas formas de pagamento pelos clientes.
Muitos restaurantes ainda oferecem apenas a opção de pagamento em dinheiro, o que afasta muitos clientes, que preferem pagar no cartão, seja débito ou crédito.
Portanto, a melhor forma de conseguir atender o máximo possível de clientes é oferecendo essas três opções, além de trabalhar com as mais diversas bandeiras de cartão de crédito e de débito.
Uma outra dica é você aceitar também o vale-refeição, que é oferecido aos trabalhadores de médias e de grandes empresas, e que irão compor uma enorme fatia do seu público-alvo.
Essas pessoas preferem os locais que aceitam esse tipo de cartão, então é possível conseguir atrair mais pessoas e fazer mais vendas com essa opção.
DIVERSIDADE NA OFERTA DAS CARNES
O Brasil ocupa, atualmente, um lugar no top 10 dentro do ranking no consumo de carnes em todo o mundo, então uma opção é oferecer carne em restaurantes self service que trabalham com quilo.
Atualmente, segundo dados do Sebrae, o brasileiro costuma consumir uma refeição que tem, em média, 85 g de arroz, 65 g de saladas e 100 g de feijão.
A carne é que é responsável por aumentar bastante o peso do prato e, logo, o valor da refeição, já que o consumo médio é de até 150 g.
Quanto mais aumentar a diversidade de carnes que são oferecidas aos seus clientes, então mais chances você terá de ganhar clientes e de faturar mais, pois essas pessoas vão acabar colocando mais carne e o prato vai ter um peso maior.
Mas fique atento, essa é uma téacnica que não tem muito efeito se você trabalha com self service sem peso, afinal, o cliente irá consumir tudo o que quiser pagando o mesmo preço que outro que come menos.
ATENTE-SE À REPOSIÇÃO DA COMIDA
A reposição da comida no buffet do self service é algo para você se atentar, até porque está entre as maiores preocupações que qualquer dono de restaurante desse tipo possui.
Quanto maior for a quantidade de produtos que você oferece aos seus clientes, então mais itens deverão ser constantemente verificados para garantir a reposição.
A dica é que você comece o seu trabalho com alimentos e com receitas que exijam uma complexidade que é bem menor e fáceis de serem repostas.
Uma maneira de você conseguir aumentar a diversidade dos produtos é estar optando por aquelas preparações mais simples, como os peixes e as carnes grelhadas.
Além disso, caso eles sejam feitos na hora com o uso de uma churrasqueira a água, então será possível sempre manter esses alimentos quentes, agradando ao seu cliente.
A churrasqueira a gás deve ser uma opção de investimento para você avaliar e que não costuma pesar tanto no bolso do empreendedor.
Os resultados proporcionados por ela são excelentes, pois ela é bastante prática e permite que a sua equipe possa preparar muitos alimentos simultaneamente.
Você também pode encontrar uma outra forma de estar diversificando o cardápio do seu self service sem estar sofrendo com a questão da reposição de alimentos, que é por meio da distribuição de novas receitas na semana.
É importante fazer isso para preparar opções variadas para o seu público, com pratos diferenciados e em dias específicos, criando assim uma programação na semana que facilita bastante o planejamento da sua cozinha.
OFEREÇA ALGO A MAIS AO SEU CLIENTE
Você sabia que oferecer algo a mais ao cliente é uma ótima forma de conseguir aumentar as vendas? E o que seria esse algo a mais?
Pode ser um produto bastante simples, mas que quando adicionado à experiência do cliente ajuda na fidelização deles.
Esses “mimos”, como são chamados, podem ser oferecidos aos clientes sempre ao final da refeição e podem variar bastante.
Por exemplo, uma ideia é você montar uma mesa com chá digestivos e café, que todo brasileiro ama, e ainda colocar algumas opções de biscoitos ou de bolachas na saída do seu self service.
Outras dicas de mimos são chocolates, chicletes ou balas, todas coisas bem pequenas, mas que fazem uma enorme diferença.
O mais importante é que você planeje bem essa ação para aumentar as vendas de modo que ela não acabe pesando no seu orçamento ao final de cada mês.
O objetivo é aumentar a taxa do retorno financeiro e ainda melhorar a experiência, mas sem afetar a sua lucratividade.