(11) 5660-8302 / (11) 97122-8988 contato@merff.com.br

COMO TER UM RESTAURANTE LUCRATIVO

 

Começar um restaurante lucrativo é o desejo de milhares de empreendedores que sonham em trabalhar com o ramo alimentício.

Isso acontece porque as pessoas que querem abrir um restaurante com bons lucros pensam sempre na alta rentabilidade que pode vir desse negócio, bem como o glamour relacionado a esse segmento.

Apesar disso, quem já teve um restaurante ou passou pela gerência de um sabe que esse é um trabalho duro, que necessita de muita dedicação e muito esforço.

Isso porque a Abrasel, que é a Associação Brasil de Bares e Restaurante, mostra que cerca de 1/3 dos novos restaurantes acaba fechando antes de completar um ano.

Com esses dados, você pode ficar desanimado, mas há algumas dicas que podem fazer toda a diferença para que o seu restaurante seja lucrativo e possa ter vida longa no mercado.

E quais são elas?

Nós iremos mostrar para você, a partir de agora, nesse artigo completo sobre o tema. Acompanhe!

 

Faça um bom planejamento

 

Nenhum restaurante lucrativo começou sem que fosse realizado um bom planejamento por parte do empreendedor, isso é um fato.

O mercado dos restaurantes é bastante competitivo e é por conta disso que você não pode esperar alcançar o crescimento desejado sem ter se planejado adequadamente.

O planejamento a ser realizado deve ser completo, definindo os planos de gestão, planos financeiros, planos operacionais e de marketing, além da análise dos concorrentes.

Esse planejamento é o que irá ajudar você a ter uma direção a seguir com o seu negócio e vai tornar mais fácil a tomada de decisões no futuro. 

 

Faça a implantação da tecnologia no seu restaurante

 

Um erro que muitas pessoas cometem é achar que implantar tecnologia no restaurante é um gasto e não um investimento, o que pode levar você a deixar seu negócio para trás da concorrência.

A tecnologia apenas trará benefícios para o seu restaurante, tornando o atendimento mais ágil e reduzindo os erros, garantindo que não haverá prejuízos para o seu estabelecimento.

Com isso, o retorno financeiro que é obtido ao fazer uso de sistemas de tecnologia no seu restaurante é enorme e isso mostra o porquê de valer a pena fazer esse investimento.

Pesquisar a respeito das formas de implantar inovações tecnológicas no restaurante, que facilitem o trabalho de toda a equipe, é um ponto muito importante em como ter um restaurante lucrativo

 

Você deve conhecer os seus clientes

 

Mesmo que você inicie um restaurante de comida brasileira, é muito importante fazer a definição e conhecer qual é o seu público-alvo.

Jamais acredite que o que é oferecido no seu estabelecimento será capaz de atender a todos os gostos e expectativas dos clientes, independente da idade, dos desejos e da classe social.

Você deve definir a identidade do seu restaurante e, logo depois, qual será o seu público, para que seja possível preparar pratos que o agrade, o que vai ajudar a atrair mais pessoas e a trazer uma maior lucratividade para o negócio.

Outro ponto importante de conhecer os seus clientes é que isso irá lhe permitir criar estratégias de marketing para as pessoas certas, alcançando-as da maneira mais eficaz possível para que se possa gerar mais leads e aumentar o público.

Todas essas práticas são importantíssimas para que você realmente possa alcançar a lucratividade esperada, tendo em vista que muitos donos de restaurantes erram ao não conhecerem bem o público com o qual trabalham.

 

Cuide do ambiente do restaurante

 

O ambiente do restaurante, ao contrário do que muitos imaginam, faz uma grande diferença na escolha do cliente, talvez tanto quanto a boa comida que é servida no local.

O cliente que busca um restaurante quer muito mais do que uma refeição saborosa, ele procura também por uma experiência agradável e isso envolve o ambiente do estabelecimento.

É preciso que o ambiente todo seja harmonioso, pensando sempre em atender o melhor possível os clientes, trazendo um maior conforto e uma sensação de intimidade.

Para cuidar bem do ambiente do seu restaurante, é preciso ficar atento a todos os fatores que interferem diretamente nele, como a pintura das paredes, a decoração e mesmo como as mesas são dispostas dentro do salão.

Os clientes devem ter privacidade em suas mesas, evitando deixá-las muito próximas umas das outras, até mesmo porque isso facilita a circulação deles e dos garçons, impedindo que aconteça qualquer tipo de acidente.

O ambiente deve atender exatamente às necessidades e às expectativas do público, de modo a proporcionar a ele uma experiência que seja única e bastante acolhedora.

O objetivo é que o cliente possa realmente se sentir em casa no seu restaurante, sentindo o desejo de voltar e até mesmo indicar o local para outras pessoas.

Com isso, você vai conseguir ter um restaurante lucrativo, pois irá fidelizar seus clientes com uma boa comida e um ambiente único.

 

Foque no treinamento da sua equipe

 

Um erro bastante comum de muitos empreendedores e gestores de restaurantes é não dar a devida atenção para a equipe que trabalha no local.

Acredite, você apenas poderá ter um negócio que venha a gerar lucro quando te uma equipe que trabalha de forma alinhada com o seu restaurante e que conta com profissionais capacitados para realizar um bom trabalho.

Isso pode ser alcançado por meio do treinamento periódico da equipe, fazendo com que eles estejam sempre atualizados e qualificados para o serviço que realizam no seu restaurante.

Os treinamentos constantes ajudam os colaboradores a sentirem-se mais motivados, ao estarem aprendendo algo novo e que poderá ajudá-los a crescer na carreira.

O resultado são garçons mais motivados a atenderem melhor os clientes, cozinheiros com ganas de fazer melhores pratos e assim por diante.

Por isso é que você não deve deixar de lado a sua equipe de trabalho, muito pelo contrário, deve sempre atuar junto dela para trazer melhores resultados ao seu negócio.

Uma dica importante é sempre estar aberto para ouvir o feedback da sua equipe, pois muitas vezes os funcionários conseguem ver coisas que para você passam totalmente despercebidas.