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A gestão de pessoas é extremamente importante para qualquer negócio, e com os restaurantes isso não é diferente, mas alguns gestores e donos desses estabelecimentos parecem não atentar-se a essa questão.

Afinal, é preciso deixar claro que além da qualidade da comida, o que exige profissionais competentes na cozinha, o atendimento realizado pela equipe composta por recepcionistas e garçons também é muito importante.

Não é segredo para ninguém que um bom atendimento é uma ferramenta essencial que ajuda na fidelização de clientes ao seu restaurante.

É essencial realizar uma boa gestão de pessoas para garantir um atendimento adequado e um serviço de qualidade para os clientes, e isso passa por um bom treinamento e ações que levem os colaboradores a desenvolverem suas potencialidades.

Nesse artigo, nós iremos mostrar a você como é possível ter uma gestão estratégia de pessoas eficiente para o seu restaurante.

Acompanhe!

A gestão estratégica de pessoas

Antes de explorar a gestão estratégia de pessoas de forma eficiente para o seu restaurante, é importante falar sobre a gestão estratégica de forma geral.

Isso porque nem todo mundo conhece sobre esse tema e a falta de conhecimento pode acabar implicando em problemas para desenvolver essa gestão de pessoas no seu estabelecimento.

É essencial relembrar que o ativo fundamental para qualquer negócio é sempre as pessoas, por isso que a gestão estratégica voltada para elas é um elemento-chave quando se fala no planejamento de longo prazo.

A gestão estratégica de pessoas trata-se da combinação do RH estratégico com o treinamento e o desenvolvimento dos funcionários, de modo a gerar um capital humano que seja bem mais evoluído e esteja mais alinhado com os objetivos organizacionais.

Essa gestão de pessoas ainda tem o objetivo de realizar uma análise dos colaboradores e determinar quais são as ações necessárias para que seja possível melhorar esses funcionários e aumentar o valor deles à empresa.

A gestão estratégica de pessoas em uma empresa passa por um ciclo de cada colaborar dentro dela, isso envolve desde as ações de recrutamento e seleção até o desligamento do funcionário.

Passando pela saúde ocupacional, pelo departamento pessoal e a comunicação interna do funcionário dentro da empresa.

Mostrado um pouco mais a respeito da gestão estratégica de pessoas, vamos agora falar sobre algumas dicas importantes para fazê-la da forma certa no seu restaurante.

Gestão estratégica de pessoas para seu restaurante: Veja algumas dicas importantes

A seguir, nós mostraremos a você algumas dicas essenciais para ter uma boa gestão estratégica de pessoas de maneira eficiente no seu restaurante.

Com essas dicas, vai ser possível melhorar a gestão de pessoas e os resultados obtidos com o seu negócio, ajudando na fidelização de clientes, na divulgação da marca e no aumento da lucratividade.

Acompanhe!

A importância da motivação

A motivação é um dos mais importantes pilares da gestão de pessoas, sendo uma forma de tornar os outros pilares ainda mais fortes.

Isso acontece pelo fato de que toda empresa necessita ter um esforço individual de cada colaborador para que ela possa crescer e isso só é possível se esses profissionais estiverem motivados.

Um funcionário desmotivado vai ter a sua produtividade prejudicada, o que irá afetar o funcionamento geral do restaurante, e irá fazer com que ele deseje sair da empresa na primeira oportunidade.

Colaboradores desmotivados não é o que nenhuma empresa, seja de qualquer setor, deseja e por isso esse é um ponto importante a se considerar.

Mas como é possível motivar os colaboradores?

Alguns dos pontos de motivação que podem ser citados são:

  • Os incentivos econômicos, como os salários mais atrativos e os bônus
  • A missão da empresa, como é o que da sustentabilidade e das causas sociais
  • A possibilidade de crescimento dentro da empresa, com um bom plano de carreira

Cada funcionário irá ter um ou mais de um desses pontos como fator motivacional para continuar na empresa e trabalhar da melhor forma possível.

É importante que você avalie o que o seu restaurante possui de chamativo para que possa ser motivador e fazer com que o colaborador queira dar o melhor de si em seu trabalho.

De acordo com a gestão de pessoas, algumas das dicas mais importantes para motivar um funcionário são essas:

  • Saber delegar tarefas
  • Estimular a participação dos colaboradores
  • Ter maior confiança nos funcionários
  • Investir nos feedbacks, sendo sempre justo e honesto com os colaboradores
  • Estar presente e não isolar-se da sua equipe
  • Comemorar todas as conquistas

Manter a equipe sempre atualizada e treinada

Não há dúvidas de que o treinamento sempre será um fator de sucesso para qualquer empresa, pois é por meio dele que se pode atualizar e melhorar todas as habilidades profissionais dos seus colaboradores.

Por meio de treinamentos e atualizações é possível melhorar o desempenho e deixar mais motivado cada um dos funcionários, e a equipe em si como um todo para que um trabalho melhor seja feito.

É importante que a empresa e o gerente sempre pensem que o treinamento é um investimento a ser realizado no negócio e para os funcionários, e não um gasto ou um luxo, como muitos ainda pensam erroneamente.

Com treinamentos periódicos, você consegue mostrar para os seus funcionários que o restaurante valoriza-os e que acredita piamente no potencial que eles possuem.

O investimento em treinamentos pode ser de diversas formas, como por meio de ferramentas de gestão, de cursos ou até mesmo de wokshops.

Isso é um fator essencial para que você possa manter os seus colaboradores alinhados e totalmente capazes de pensar de forma sistemática no futuro.

Você deve aproveitar para incentivar essas pessoas e conseguir fazer com que elas explorem capacidades que elas nunca desenvolveram.

Ter uma comunicação direta e clara

Para uma boa gestão de pessoas de forma estratégica de sucesso, ter uma comunicação direta e clara sobre esse plano estratégico para todos que fazem parte da empresa é fundamental.

Afinal, é apenas com essa comunicação que todos que são integrantes da equipe poderão conhecer o plano estratégico e irão comprometer-se com ele.

Assim, é importante que a empresa inteira esteja envolvida com essa questão e as pessoas possam ver-se dentro dessa estratégia.

Uma comunicação clara garantirá que toda a sua equipe vai estar totalmente comprometida e alinhada com os objetivos e mentas do seu restaurante.