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Obter uma maior fidelização de seus clientes no seu self service é muito importante para garantir que você vai alcançar mais vendas todos os meses.

Afinal, ao fidelizar os seus clientes, eles irão voltar todos os dias, semanas e meses para comer no seu estabelecimento, além de indicá-lo para outras pessoas.

Mas como fazer para aumentar a fidelização dos seus clientes?

Há algumas dicas que são muito importantes para isso e nós iremos mostrar a você as principais a partir de agora nesse artigo.

Acompanhe o texto até o final para saber tudo sobre o assunto!

 

Diversifique os meios de pagamento

 

A primeira dica para aumentar a fidelização de seus clientes, apesar de não parecer ter nada a ver com o assunto, é diversificar os meios de pagamento no seu restaurante.

Mas como isso pode afetar a fidelização do seu cliente? Vamos explicar.

Imagine que o seu cliente paga as refeições em vale-refeição, oferecido pela empresa na qual ele trabalha, mas nenhum outro restaurante da região aceita essa forma de pagamento e o seu self service sim.

Então, isso vai fazer com que ele volte sempre para consumir no seu restaurante, já que saberá que ali poderá pagar do jeito que preferir.

Ainda há muitos locais de comida self service que aceitam apenas o dinheiro dos clientes como forma de pagamento, então se você fizer uma grande diversificação para seus clientes, oferecendo a opção também de cartões, conseguirá atrair e fidelizar mais pessoas.

Portanto, leve isso em consideração no momento de escolher quais formas de pagamento você irá aceitar dos seus clientes no seu self service.

 

Crie programas de fidelidade para os clientes

 

Uma ótima forma de aumentar a fidelização de seus clientes é criando programas de fidelidade, que trazem diversos benefícios para o seu negócio.

A partir do momento em que você consegue fidelizar os seus clientes por meio desses programas, então o ticket médio do seu self service tenderá a subir bastante.

Além disso, os clientes fiéis costumam voltar todos os dias, aumentando o número total de vendas, mesmo tendo a mesma quantidade de consumidores no seu negócio.

Os programas de fidelidade ainda permitem que você possa reduzir os custos, porque vender para um mesmo cliente é até 7 vezes mais barato e fácil do que adquirir um novo cliente.

Para que o cliente venha a aderir ao programa de fidelidade, você terá que demonstrar para ele quais são as vantagens que irá obter.

É o caso, por exemplo, de ele receber um cartão de fidelidade e selos toda vez que comer no seu restaurante, e ao obter 10 selos, receberá então uma refeição grátis.

Ou ainda, sempre que ele fizer o consumo de R$ 100,00 no seu self service, irá receber uma porção grátis de um determinado alimento.

Há muitas formas pelas quais você pode construir o seu programa de fidelidade, então a melhor maneira de criar o seu é pesquisar a respeito dos seus clientes e do que pode funcionar melhor com ele.

 

Crie promoções no seu self service

 

Uma outra maneira pela qual você pode conseguir aumentar a fidelização dos seus clientes é criando promoções no seu self service.

Você pode fazer, por exemplo, promoções semanais, reduzindo o valor do quilo, de modo a atrair mais pessoas nos dias de baixa venda.

Quando o cliente perceber que periodicamente está havendo essas promoções que o beneficiam, ele tende a tornar-se um cliente fiel do seu estabelecimento.

Uma outra opção é fazer promoções nas bebidas, que normalmente são bebidas pelos clientes, como sucos e refrigerantes, ou ainda com as sobremesas que eles comem ao final da refeição, apenas a título de exemplo.

Outra dica é dar um “presente” de aniversário para o seu cliente, mas nesse caso é necessário você ter os dados dele, o que vai fazer com que essa pessoa passe a criar um laço com seu restaurante.

O importante é que você avalie qual é a melhor promoção que pode ser criada para os clientes do seu self service, de acordo com os hábitos alimentares deles.

 

Use a força do relacionamento para fidelizar mais

 

Para que você possa conseguir fidelizar de vez o seu cliente é necessário pensar na automatização dos processos e garantir que todos os detalhes que sejam mais importantes serão lembrados.

É o caso, por exemplo, de lembrar exatamente quando é a data de aniversário daquele cliente, não deixando-a passar em branco.

Mas como conseguir fazer isso de maneira eficaz?

A melhor maneira é através de um software de gestão de relacionamento com os clientes, conhecido como CRM.

Essa é uma ferramenta que ajuda bastante a melhorar a experiência dos clientes e ainda a você conhecer quais são os hábitos deles de consumo.

Você deve anotar no sistema todos os detalhes do seu consumidor e depois fazer o registro, de modo a que todos os detalhes valiosos fiquem guardados e possam ser lembrados, gerando estratégias que irã aumentar a fidelização de seus clientes.

Acredite, os detalhes ajudam muito para que você saiba o que fazer e como fazer, melhorando assim os seus resultados com a fidelização de cada consumidor.

 

Peça e ouça os feedbacks dos clientes

 

Por último, você pode conseguir aumentar a fidelização de seus clientes melhorando ainda mais o relacionamento com eles através dos feedbacks.

Todo mundo gosta de ser ouvido, ainda mais quando há situações que não são agradáveis, e quando você se mostra disposto a estar ouvindo seus clientes, passará uma boa imagem para eles e ainda poderá fazer melhorias no seu negócio.

Quando os clientes percebem que o que eles falaram foi ouvido e, mais importante, foi feito, então isso faz com que você tenha grandes chances de fidelizar eles, pois perceberão que são importantes naquele local.

Portanto, peça e ouça todos os feedbacks que seus clientes têm a lhe dar sobre o seu self service.

Tudo o que eles falarem será de grande ajuda para o seu estabelecimento!